Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Resenha do Livro: Amor e Cuba Libre - Álvaro Cardoso Gomes

Álvaro Cardoso Gomes é um dos meus autores preferidos, apesar de ter lido poucos (03) livros dele. Sou fascinadas pelas historias desse homem. Transpiram adolescência, aventuras... além de ter muita comédia. São livros que você realmente sente vontade de ler.

Terminei de ler o meu terceiro livro do autor, e resolvi fazer uma resenha pra vocês. Bora ver?

                                          AMOR E CUBA-LIBRE                             
                                                              Álvaro Cardoso Gomes
                                                       
                                                                     Editora FTD, 1990
                                                                          118 páginas

"O cenário é o interior de São Paulo, na década de 1960. Sérgio acaba de se mudar para a cidade de Americana e precisa se adaptar à nova escola. Tudo fica mais fácil quando faz amizade com Bagulhão, Quatrolho e Jamanta, amigos para uma vida toda. Os quatro transitam pelos problemas típicos da adolescência, como namoros frustrados, paixonites, bailes, brigas com turmas rivais e inseguranças. Tudo regado a muita cuba-libre, “de preferência mais cuba do que libre”."

Cuba Libre? O que é isso? E por que? Em todas as festas que os personagens vão, eles bebem "Cuba-Libre", é uma bebida, feita a partir da mistura de Coca-Cola e Rum.




No livro, o protagonista Sérgio, conta/relembra a adolescência na cidade de Americana, ao lado dos três amigos que conheceu na nova cidade. Jamanta, por ser grande e fortão. Quatrolho, por usar óculos fundo de garrafa. Bagulhão, porque só ficava com "meninas feias", "... a casa do Bagulhão, parecia um cemitério, era só monstrinhas e bagulhos, saindo e entrando lá." São com esses amigos que Sérgio se mete nas maiores roubadas, nas maiores "tretas", mas também, é com eles que Sérgio tem os melhores momentos, as zoadas básicas, os melhores bailes, e todos com muita cuba-libre
Ah! Uma coisa que achei bem engraçada e que, além dos apelidos dos meninos, as meninas da historia também tinham apelidos: Maria Gasolina, Luísa Dinossauro e Vânia Taturana - quanto amor gente! -

Com uma leitura leve, o livro também retrata uma amizade verdadeira entre os personagens. Eles estão sempre juntos, desde a hora de ir a um barzinho, até a hora de ajudar a conquistar uma garota. Nas brigas entre as gangues rivais e tudo mais.

                                                                                                                                                                   
Minha Opinião:  Eu realmente gostei do livro. Ri bastante lendo cada página. O texto não é cansativo, pelo contrário, te faz querer ler, até terminar, e quando termina, fica com vontade de "quero mais". Se um livro causa essa sensação em você é um bom sinal né? haha. Vale super a pena procurar nas bibliotecas e ler, e já aproveito pra indicar a leitura dos livros desse autor incrível <3
Não entrei em muitos detalhes, está aí só o básico, pra vocês terem uma "noção" e, ficarem com vontade de ler. Alguém aí já leu? O que achou do livro?

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu gosto muito de livros que deixam um gostinho de quero mais (hahaha)
    parece ser bom,se eu encontra-lo,com certeza irei ler! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Álvaro escreve de uma forma tão leve e divertida hahaha

      Excluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©